sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aprendendo e Levando Porrada no Dia a Dia da Bolsa de Valores

Se tem uma coisa que eu respeito nesse mundo é trader velho de mercado. Eu tenho uma admiração incrivel por eles. São minha inspiração no dia a dia.

Trader com mais de 20 anos de mercado é bicho dificil , mas se você der a sorte de topar com algum por ai não deixe escapar : escute! Que falta me faz nosso mestre dando aulas no dia a dia , com aquela tranquilidade que so um trader de vida inteira pode ter! Era bom escutar suas palavras , me dava um conforto que nem sei explicar. Mas como tudo na vida acaba ele teve que cair fora desse mundo e partir pra proxima jornada...e preciso me contentar em lembrar de suas lições...

Só o dia a dia dentro do mercado consegue te fazer aprender sobre ele. Toda operação me ensina algo, todos os numeros me ensinam algoe durante os anos essas informações vão se somando. Nosso guru sempre falava que na vida de trader a aprendizagem é eterna porque cada dia é um dia e cada lição uma lição e que mesmo ele depois de uma vida toda ainda aprendia algo sempre.Ele passou do começo ao fim aprendendo.

No começo me irritavam os traders novos que diziam que o mercado era fácil que falavam de suas operações com a prepotencia que só um trader novo no mercado consegue ter. Mas com o tempo me acostumei e lembrei que já fui um dia assim.É mais ou menos como o ar fresco da imaturidade: um dia acaba, mas quando está lá parece durar para sempre.E no final acho que é uma fase boa.

Mas quando a empolgação passa, so sobram aqueles que realmente querem estar no mercado e tem estomago pra isso e saco para aprender alguma coisa nova todo o dia , sempre a base da porrada. Eu não me canso de aprender e operação pra mim que da prejuizo é aquela onde não aprendo nada ou pior erro, lucro financeiramente e desaprendo.

E não tem jeito , na nossa profissão agente aprende na porrada. Ou seja vc so evolui nos momentos em que ta se ferrando, quando percebe que fez a coisa errada.Ai é ter calma pra cair fora e rever a operação passo a passo tentando entender onde foi o erro.

Que o mercado sempre esta certo, e o idiota sempre foi você. Isso ai é regra. Se eu perdi a culpa e a burrice foram minhas e o mercado não tem nada haver com isso . Ele é rei.

Eu e o Bagual Aporreado discutimos cada operação após seu encerramento , em nosso casamento em vez de discutirmos a relação , discutimos a operação. E isso significa algumas vezes passar mais tempo discutindo a operação do que o tempo dela no mercado . É cansativo , vc vai ate o fundo e não para ate aprender e entender onde errou ou acertou.Sempre fazemos isso apos as operacoes quando o gosto delas ainda está na boca.

Essa discussão para nós é mais importante do que o lucro ou prejuizo da operação em si.Porque na verdade o lucro vem invariavelmente do aprendizado. Você aprendeu a lição , vai ganhar da proxima e entre mortos e feridos a conta engorda no final.Caso contrario vai continuar batendo a cabeça na parede.

No dia a dia agente aprende, não tem jeito.

Porrada para nós é lição de casa.

"O jogo me ensinou o jogo. E não poupou os castigos enquanto ensinava." Livermore

"A perda do dinheiro não me preocupava. Quando quer que eu tenha perdido dinheiro no
mercado de ações, sempre considerei que tinha aprendido alguma coisa; que se eu perdi
dinheiro, ganhei experiência, de maneira que o dinheiro realmente foi um pagamento pelo
aprendizado. Um homem tem que ter experiência e tem que pagar por ela" Livermore

Nenhum comentário: