quarta-feira, 22 de abril de 2009

Operando Como Livermore - Leitura da Fita

Recebi um comentário no ultimo post que me fez parar para escrever algo que faz algum tempo tenho pensando. Volte e meia pedem que explique a respeito da leitura da fita e a forma como os operadores guerrilheiros trabalham.

Pra ser sincera, Titia não fez isso ainda, porque a nossa forma de operação é mto mto simples de aplicar e mto mto dificil de explicar.Esse é um dos motivos que não existem cursos para leitores de fita , muito menos apostilas explicativas e os proprios livros de Livermore trazem para nos muitas operações fantasticas ,que acabam por esconder a tecnica simples e eficaz que ele utilizou durante toda a vida.

Então titia não se acha nem um pouco qualificada para falar daquilo que é tão dificil e complexo, mas vou tentar explicar um pouco como é visão de TITIA da tecnica da leitura de fita.

Primeiro, grafistas, fundamentalistas, e tudo o mais que resolver colocar sistemas malucos com graficos doidos e programas de computadores neuroticos, devem ficar de fora da mente daquele que pretende aprender a ser leitor de fita.

Esqueça. Isso simplesmente não é leitura de fita.

Apesar de titia recomendar com toda força do mundo que o leitor de fita conheça todas as tecnicas fundamentalistas e grafistas, depois de aprendidas é hora de simplesmente esquecer TUDO
PASSAR UMA BORRACHA. Tita sabe ler balanços , analisar dados contabeis, traças perspectivas de alavancagem da empresa, sabe tbem traçar graficos , desenvolver sys no meta estoque e todas essa parafernalia toda.

Porque aprendi tudo isso? Por muito tempo me perguntei isso, mas hoje tenho certeza que foi necessario aprender para entender que apesar de ser os metodos utilizados por 80% do mercado , simplesmente não funcionam.

Ja passei da fase de discutir com fundamentalistas e grafistas, ja passei da fase de monstras que consigo lidar com as ferramentas deles , ja passei de tudo isso, hoje se ficam me questionando querem "medir" forças. mando falarem com a minha mão. Esse é a tecnica que uso para deixa-los longe da minha vida.

Bom ok então vou tentar explicar a leitura dos numeros da forma como entendo ela, sem querer escrever um compendio sobrer isso ou qualquer coisa assim.So dar minha opinião ok rapazes?

Para aqueles que querem aprender a leitura dos numeros eu indico passarem 1 mes em uma praia , de preferencia uma com bastante gente, onde tenham inumeros dados a serem processados. Acordem todos os dias as oito horas da manha sentem na mesma cadeira e fiquem la. Levem agua, comida, enfim o que for necessário para não terem que sair de sua posição e não se sentirem nervosos extressados ou irritados. Ok vcs irão ficar nessa cadeira das oito da manha as oito da noite durante 30 dias consecutibos.

Otimo, no começo serão informações vinda de todos os lados. O vendendor de sorverte que passa as cinco para as tres da tarde, aquela mulher gorda que leva os filhos para brincar uma vez a cada cinco dias, a mare subindo, quando aparece o mesmo lorinho querendo pescar o peixo, sendo que a cada cinco dias ele pega um, aquele turista chato que fica pedindo informação ao salva vida, e a mare indo e a mare vindo, o tempo que melhorou que fez o vendedor chegar cinco minutos antes do que fazia todo o dia.A areia que depois de uma noite de chuva esta mais molhada. Os dias de chuva forte que so aparecem os surfistas. O mar revolto . O mar calmo. O sol forte. O sol se pondo, o sorvete da criança derretendo. Observem tudo , tudo mesmo. Observem tambem as suas reações. Quando passa o vendedor de milho bem quando estão com fome, quando chega a criaça chata daquela mulher que sempre se senta a esquerda, a irritação , a alegria qdo aparece aquela gata rapazes que era tudo que vcs pediram a Deus e mais um pouquinho. O frio quandoo sol vai embora e como isso faz com que vc fique com vontade de ir embora da praia tambem. O vento. A sensação desagradavel de fica sob a chuva. A delicia de ficar em um dia agradavel com um mar lindo a sua frente.

Ok.

No prazo de quinze dias vocês ja vao começar a poder "prever" o que ira acontecer em certos momentos na praia. A mare quando esta alta e fara os banhistas irem para uma linha acima de determinado ponto , o tempo mudando rapidamente e os banhistas indo embora para dar lugar aos surfistas. O vendendor de picole que atrasa cinco minutos porque o dia esta quente e ele deve estar vendendo mais do que o normal. Aquela criança que a cada tres dias volta para pescar e nunca pega nada. A mare baixando , otempo mudando, as pessoas se recolhendo , a tia velha levando os filhos , os turistas aparecendo aos domingos.

Ao final de um mes você começara a fazer correlações simples como: o sol esta bom, ok, então o vendedor de picoles ira demorar mais cinco minutos para chegar ao local porque estara vendendo mais do que o normal. O sol esta ruim, o numero de pessoas diminui e a idade delas tambem. A mare aumentou os banhistas vao levar suas toalhas cinco centimentros de onde estavam antes. Voce sabe que o guarda vida chega tarde quando o onibus esta atrasado e isso ocorre nos dias de maior transito. Ok. Correlações.

O cerebro humano consegue como nehum outro computador realizar essas correlações. Com o tempo de observação do seu meio ambiente ele pode dizer se ha uma tensão no ar, se tudo esta em perfeita ordem, se algum fator por menor que seja se alterar, quando o cerebro humano esta atento ele podera dizer que algo esta acontecendo. Pode ser uma coisa boba, como uma greve no transito, ou algo mais importante como um ataque terrorista.

O que os grafistas tentam fazer é colocar todos esses dados no computador e correlaciona-los. O motivo que nao funciona é que as correlações são centenas e uma delas pode alterar a outra que altera a terceira de forma não suficientemente clara, mas perceptivel ao olho humando.

São tantos os dados são tantos os numeros e interpretações que tentar coloca-las em um programa simplesmente nao é possivel e , pelo mesmo modo que pessoas reagem diferente as noticias, tambem reagem diferente aos graficos.

Mas como computadores são burros e trabalham em cima de dados ( alterados pelo proprio observador) , eles vivem atras do sys perfeito, que lamento informar não vao encontrar.

Se eles tentassem desenvolver um sys por ex. tomando como base o atraso do salva vidas no transito, ou seja, se ele, dentro de temperaturas ideiais, se atrasa cinco minutos isso significa que o transito esta mais lento e portanto a quantidade de veiculos é maior aquela manha. Isso seria otimo se não houvesse um unico detalhe que o computador não pode absorver: os olhos inchados do salva vidas, que para qualquer um que olhasse poderia afirma que a noite foi de farra e das boas.

Ou seja as informações são inumeras e podem modificar a qualquer tempo, fato que so sera percebido pelo programa ou pelo grafico depois que ele nao der certo. Por isso que a leitura grafica nao funciona. Porque ela não conta com o que aconteceu no momento, somente toma por dados aquilo que ja foi e que nesse momento não é tão importante quanto a noite mal dormida do salva vidas.

Trazendo essa explicação para o mundo da bolsa, o que titia quer dizer é que depois de tempos e tempos os numeros mudando , as correlações vao se fazendo naturalmente e as vezes os dados mudam , a velocidade da venda tambem, as pessoas vão almoçar ou esta frio no local , ou elas estão aborrecidas com a lentidão do mercado e os numeros começam a se mexer lentamente , enfim, como na praia todos os dados a que se pode ter acesso estao sendo "lidos" pelo cerebro, atraves dos numeros que vao aparecendo na tela do computador.E eles vão sendo absorvidos constantemente.

Livermore algumas vezes era chamado de magico ou coisa que o valha pela sua percepção do mercado. Ele tomava atitudes sem nem ao menos saber explicar racionalmente o porque delas, mas nunca ia contra um felling mesmo que todas a "racionalidade" dissese ao contrario.

Na verdade é que o seu cerebro poderia ter feito uma correlaçõa que naquele momento não estivesse concientemente clara para ele, mas que tempos depois ele iria comprovar com as olheiras do salvavidas que tinham passado imperceptiveis a sua conciencia mas nao ao do seu cerebro que por milhares de horas ja tinha visto aquela cena e tentava desesperadamente alertar ao fato.

É por isso que a leitura de fita trabalha com "felling" e isso não tem nada de magico. Apenas sabemos que apos dia apos dia olhando os mesmos numeros, sentados em um cadeira por anos, conseguimos dados que vao mudando de acordo com os numeros e que nosso cerebro absorve tal como esponja , para usar no momento certo.

E por isso tambem que nossas emoções são tão importantes, é por isso tambem que livermore so consegui se reerguer de sua maior falencia quando ficou em paz com todos os seus devedores, por que a percepção é alterada pelas emoções dos proprios especuladores.

Por isso tambem que livermore tinha uma caderneta onde anotava o que lhe passava a mente apos de cada operação.

E isso que a leitura de fita faz. É desta forma que ela funciona. Nos deixamos a natureza seguir seu rumo e não brigamos com ela. Nos meditamos na guerra. Porque a guerra é contra nossos proprios sentimentos e não contra as informações claras que são passadas pelo nosso cerebro.

Puxa Titia falou demais....

Não entendeu? Faça o treino da praia. Garanto que no minimo você ira pegar um bom bronzeado!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns!!!
“Respeitando o Tempo do Mercado” e “Operando com Livermore – Leitura da Fita”, merecem ser salvos e relidos frequentemente.
Quem já leu e releu, como eu, inúmeras vezes “Reminiscências de um Especulador Financeiro” clássico publicado, pela primeira vez em 1923 e que narra a vida de Livermore, só pode agradecer a Titia pela brilhante explicação.
Permito-me uma só contribuição.
Não devemos trocar de “praia” toda hora.
O segredo dos leitores de fita é conhecer profundamente as ações que estão comprando e vendendo.

Eduardo disse...

Leitura da fita

http://www.bastter.com.br/BR/MERCADO/Aprendizado/CantinhoBastter/Pra_comprar_ou_pra_vender.aspx