quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vida Real

Os guerrilheiros não lêem noticias. Não interessam os motivos pelos quais o mercado sobe ou desce , mas somente os números.

Titia é radical e não nada que tenha ou possa a vir a ter correlação com os papeis que titia opera, também não analisa balanços, escuta ou noticias por jornais , revistas ou tv. Isso significa alguns cuidados no dia a dia como evitar a tv em horários em que estejam passando os noticiários e também evitar a leitura das manchetes de jornais.

Ok , alguns perguntam como é possível viver no mundo de hoje completamente alienada das noticias. Os canais a cabo, a internet, os livros facilitam muito isso. Nada como ter programas ou series gravadas que façam você conseguir se distrair no final do dia.

Mesmo porque depois de horas a fio na frente de uma tela a ultima coisa que titia quer fazer é pensar. Então qualquer alternativa entre House, Pânico e novela está valendo.

Mas hoje após o pregão fiquei curiosa para assistir ao Jornal Nacional, na verdade mais para saber como está chegando essa crise para a população em geral.

E preciso confessar que fiquei muito impressionada. A uns dois meses atrás tinha visto um jornal , num desses dias de crise e vi molusco falando que a crise era nas bolsas e que os especuladores iam ao casino todo dia. Enfim, normal.

Especular na bolsa não é uma coisa bem vista pela população em geral e titia acostumou a ver políticos dizendo que tudo é culpa da bolsa e dos "jogadores" que ganham dinheiro "fácil" pelas suas oscilações.

Ou seja, nada de novo.

Mas hoje realmente me impressionei . E fiquei com medo. Hoje eu vi no jornal filas de desempregados nos EUA , gente desesperada por qualquer trabalho, empresas fechando uma atrás da outra. Hoje eu vi que na economia real a crise chegou.

E fiquei com medo pela vida real. Como ja venho postando há muito tempo a "crise" na bolsa não alterna o dia a dia dos especuladores. De comprados , viramos vendidos e tudo bem, continuamos operando.

Mas realmente , a vida dentro da bolsa é uma realidade a parte, e hoje não posso mais negar este fato. Claro que tenho plena consciência que atrás dos papeis ,as vezes com desvalorização de 80% existem pessoas , trabalhadores, um dia a dia real, de produção , produtos , contadores, clientes e fornecedores.

Acontece que quando titia esta dentro da bolsa, tudo isso vira numero. E tem dias que simplesmente esqueço que 80% de desvalorização em um papel vai refletir em desemprego, fabricas fechadas, famílias sem ter o que comer.

E hoje , sinceramente , fiquei com medo pela economia real.

Esse é mais um desabafo, porque esse tipo de sentimento sempre fica de fora quando estou operando . Qualquer sentimento fica. Por isso estou postando após o fechamento do mercado e após ver o jornal nacional.

E hoje vou dormir com medo e não é do mercado , por que as operações em momentos de grande volatilidade se resolvem no mesmo dia e não ficam pendencias para o dia seguinte.

Vou dormir preocupada e com medo daqueles que dependem da economia real para sobreviver, tentando conseguir soluções para poder continuar seus negócios.

Realmente conversamos eu e Bagual durante horas e não chegamos a conclusão nenhuma. Nem ao menos conseguimos sonhar em estar em outro lugar que não no mercado em momentos assim.

E o que mais me espanta é o pensamento corrente de que a bolsa é um lugar perigoso para se viver.

Tenho medo sim, mas da economia real, mas para esse meu medo a solução é simples: troco de canal e amanha tudo estará bem novamente.

Enfim, precisava desabafar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso é sacanagem.Se ele não aguenta a pressão cai fora mas não vai atrapalhar a negociação.

Anônimo disse...

Ainda bem que o Meireles ta la que se dependesse do Mula o Brasil tava fodido