sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Se for a crise de 1.929 eu quero é estar na Bolsa!

Queridos Amigos de Titia,

Estou aproveitando um dos break do mercado ( que agora viraram moda) e quero escrever uma carta agradecida a todos vocês que me mandaram e-mail, clicaram, me ligaram e me perguntaram se Titia não se matou nessa crise na bolsa.

Fiquei super emocionada e comovida com a preocupação e isso demonstra que tenho amigos de verdade! Enfim, adorei!

Então essa mensagem é para tentar explicar como é que Titia pode dizer que AMA MUITO TUDO ISSO.

Bom, vamos pensar.

Em momentos de crise a primeira providencia de Titia é não trabalhar alavancada. As operações são simples e portanto, no mínimo, 50% mais seguras. Realmente titia não tem estômago para alavancar nessa crise ( mesmo que morrrrra de vontande).

Então , não estando alavancada, diminui meu risco, o que leva ao trabalho em mercado de crises a não sair do meu dia a dia de normalidade.

A confortabilidade ai fica a mesma que em operações alavancadas pois o risco é proporcional. Perdas são normais e fazem parte do dia a dia de Titia. Talvez o medo realmente tomasse conta se estivesse nesse mercado de forma alavancada.

Ai sim, estaria fora do meu parâmetro de confortabilidade.

Mas Titia não opera se não se sente confortável com a operação. Prefere juntar o que sobrou de suas trouxinhas e ficar flat ate que se sinta novamente confortável. Ate o momento não estando alavancada a minha operação fica com o mesmo grau de risco e confortabilidade do que no dia a dia de um mercado normal.

Sei que vocês, amigos leigos, talvez não entendam isso mas vou fazer uma comparação mais ou menos da seguinte forma: quando o tempo está limpo e o sol brilha, numa pista boa , normalmente o marcador do carro vai a uma velocidade alta e vc se sente confortável e seguro dirigindo correto? Ok essa é Titia alavancanda e um mercado de volatilidade normal. Ok. Mas digamos que a estrada se encha de buracos, e comece a cair o mundo de tanto chover. O que vc faz ? Diminui a velocidade, aperta o cinto e toma mais cuidado com os buracos correto? Mas com essas cautelas básicas, você continua se sentindo confortável para continuar dirigindo.Ok. Essa é Titia não alavancada em mercados de alta volatilidade. Agora digamos que se por algum motivo essa estrada te da um medo tão grande que você simplesmente não aguenta mais a ideia de estar na estrada. Isso pode acontecer em estradas com muito sol e limpas, ou com muita chuva e buracos. Ou seja, não depende do tempo , mas do seu estado de medo, de seu pânico. Então o que você faz? Para no primeiro posto, toma um café, se acalma para então poder voltar a viajem. Ok essa é Titia flat se sentindo desconfortável no mercado.Mas em nenhum momento ate agora vcs pensaram em cancelar a viagem correto? Da mesma forma que Titia não vai se jogar pela janela e muito menos mudar de profissão.

Acho que com essa explicação tudo deve ter clareado para vocês.

O mercado agora ta com chuvas trovoadas e buracos, mas Titia diminuiu a velocidade e esta prestando mais atenção, então esta tão confortável como se tivesse em um dia de sol a uma velocidade alta.Então, acreditem, tudo esta bem!

E depois querido amigos, vamos pensar. Quando se pensa na crise da bolsa de 1.929 o que vem a cabeça são especuladores se jogando de prédios, investidores se suicidando. Olha isso não é lenda e realmente aconteceu.

Mas, quando penso na crise de 1.929 fico mais preocupada com as filas enormes de empregos, os empresários falidos sem ter grana para colocar feijão na mesa, os banqueiros com seus imóveis enormes desocupados e condomínios e iptus rolando soltos, as dividas de acumulando e eles não sabendo fazer outra coisa que se não o que fizeram a vida inteira.

Isso sim me dá medo e muito. Agora se nesse momento digamos que estivesse na bolsa, comprada e perdesse 80% do meu património. Primeiro não seria 100% ( como se tivesse um restaurante ou uma pet shop ou uma montadora de carros). Depois não acumularia mais dividas com um património que faz aumenta-las. E depois posso garantir queridos amigos, que todos os especuladores recuperaram muito mais rapidamente sua fortuna do que qualquer um no mercado normal.

Sim, após a grande queda os especuladores estavam dia seguinte no mesmo lugar, operando da mesma forma, apenas os valores das ações haviam mudado. Mas o que aconteceu com o dono do supermercado? Ele vai para seu comercio e não cliente algum , apenas seus funcionários querendo receber seus salários atrasados. Mas como ele gastou todo seu dinheiro antes , também não tem como pagar os salários. Então fecha as portas, declara falência, vende o resto dos seus bens que ainda sobraram para colocar comida em casa e vai fazer o que? A economia "real" se recupera muito mais lentamente para voltar ao normal do que a economia nos mercados. É verdade que com a crise de 1.929 o mercado demorou 28 anos para voltar ao seus patamares normais. que os especuladores em sua grande maioria após cinco anos tinham recuperado seu capital, porque com a volatilidade , compravam e vendiam de forma muito mais intensa, aumentando seus lucros e recuperando seus prejuízos.

E o dono do supermercado ? Bom esse terminou seus dias vendendo bananas , em uma banquinha na feira. Triste, mas real.

Então, se essa crise for de 1.929 , Deus me de a chance de estar é especulando no mercado!

Um comentário:

Anônimo disse...

kkkkkkkkk ta vendida kkkkkkkkkk