terça-feira, 13 de maio de 2008

Vicio

Tia Bin tambem briga com a bolsa. E muito. Ja teve varias fases e agora está na que parece a mais dificil: o vicio.

Tia Bin é trader viciada e tem conciencia disso, mas esta tentando resolver.Todo o dia um pouco , com cuidado em cada operação. O vicio tem trazido lucros economicos , mas eles se tornaram temporarios em um momento ou outro e Tia Bin sabe disso.

O maior idolo da Tia Bin e dos Guerrilheiros, Livermore, se matou. A causa? É simples : viciou.

Isso acontece a quase todos os grandes viciados na bolsa. E talvez seja o mais dificil nela.A causa é simples: o mercado te traz adrenalina. Estou postando uma reportagem da Revista Epoca aki, com o nome "Loucos por Adrenalina", recomendo a todos os traders guerrilheiros lerem, as causas fisiologicas estão explicadas ali.

Não tem a minima graça quando se entra no mercado não mais pelo dinheiro e sim pela necessidade de adrenalina.É perigoso e mata rapido.

Não adianta ter apenas conciencia é preciso fazer algo. Mas o que? Titia Bin não sabe direito ainda. Analisa as operações e tenta sair das entradas por vicio, estejam dando lucro ou prejuizo economico.

Operações realizadas pelo vicio nunca são vitoriosas.O lucro sempre é passageiro e uma hora o mercado pega o viciado. Seja ele Livermore ou uma Titia Bin qualquer.






"O prazer de se aventurar pode causar dependência", acredita o neurologista Ésper Cavalheiro, da Universidade Federal de São Paulo. Essa constatação não vale só para o perigo de experimentar esportes radicais. Segundo o neurologista, o desafio de escrever um livro ou o de investir milhões no mercado financeiro são versões intelectualizadas da corda bamba que encanta os equilibristas."

"macacos podiam ficar viciados em choques elétricos. Depois de estimulados, apertavam espontaneamente uma alavanca que proporcionava um choque leve."

""Se o indivíduo assume riscos desnecessários e se irrita quando precisa alterar sua rotina, tem uma patologia", afirma o psiquiatra Táki Cordás, da Universidade de São Paulo. Nesses casos, o melhor mesmo é procurar um médico."

Loucos por Adrenalina, Revista Epoca , no. 31

Um comentário:

Bagual disse...

E como briga.